hoje vamos falar de um chá bem comum e das coisas que ele vem a auxiliar de forma sútil na nossa saúde, comumente chamada de erva cidreira, e nome oficial Melissa officinalis, é uma planta medicinal da família do hortelã e do boldo. a erva cidreira possui ação benéfica em casos simples de gases, problemas estomacais, e tem um efeito calmante que melhora casos de insônia, ansiedade, ajuda aliviar um pouco sintomas de depressão do estresse. Além disso, a planta também ajuda em casos de cólica.
Ela é rica em polifenóis, terpenos, taninos, flavonóides, ácido rosmarínico e ácido cafeico e se destaca pela ação antioxidante.
Agora vamos para os nutrientes dentre os nutrientes presentes na erva cidreira estão inclusos fitoquímicos, como polifenóis, terpenos, taninos, flavonoides, antioxidante ácido rosmarínico, ácido caféico citral e acetato de eugenol. Todas essas substâncias contribuem para a poderosa ação antioxidante desta erva. Para se ter uma ideia, apenas o ácido rosmarínico já apresentando maior atividade antioxidante do que a vitamina E. A ação antioxidante é de grande importância porque irá combater os radicais livres e evitando o envelhecimento celular, prevenindo surgimento de câncer, evitar a degeneração da mácula, proteger o coração e evitar doenças cerebrais degenerativas. Este alimento também conta com fibras, que melhoram a atividade intestinal.
Segundo estudos realizados na erva cidreira foram comprovados já alguns benefícios vamos falar deles começando pelo efeito calmante: a erva cidreira se destaca pela ação calmante e sedativa. Assim, ela trabalha no auxílio problemas de insônia, ansiedade e reduz o estresse. o óleo essencial de erva cidreira pode ser utilizado na aromaterapia por seu efeito sedativo leve. A erva cidreira pode ser utilizada também para ajudar a mulheres em casos de cólicas menstruais porque ela proporciona o relaxamento, inclusive dos tecidos, e por isso ajuda a aliviar durante estes momentos. Ajudando também com problemas estomacais: a erva cidreira possui um efeito contra problemas de teor gástrico. Contudo, ainda não há um consenso sobre o que proporciona este benefício. Os estudos relatam que sua atividade antiespasmódica e carminativa vem a beneficiar o sistema digestivo, inclusive com bons resultados na melhora da indigestão nesse caos de origem derivado de uma tensão nervosa. Muitos vezes, os indivíduos apresentam problemas gástricos devido a grandes fontes de estresse. o Efeito sedativo e ansiolítico da erva cidreira pode auxiliar amenizando sintomas gástricos e facilitando a digestão. Ajuda a diminuição dos gases : a erva cidreira ajuda a reduzir a produção de gases, isto provavelmente ocorre devido a capacidade do alimento de relaxar os tecidos.
Não satisfeito com esses benefícios ainda trabalha como auxílio para prevenção da oxidação. Por isso, ela combate radicais livres e evitar o envelhecimento celular, prevenir câncer, evitar a degeneração da mácula, proteger o coração e evitar doenças cerebrais degenerativas.
Além disso diminui a pressão arterial ajudando a evitar que suba demais a pressão e proporciona vasodilatação leve dos vasos sanguíneos periféricos.